terça-feira, 12 de abril de 2011

At Donington UK: Live 1983 & 1987 - Dio

Imagem
Todos esperavam por um disco ao vivo do início de sua carreira solo. At Donington UK preenche esse vazio na discografia, e o faz com grandes méritos. Registro de duas apresentações de Dio no festival Monsters Of Rock, na cidade de Donington, nos anos de 1983 e 1987, durante as turnês dos álbuns Holy Diver e Dream Evil, respectivamente, os CDs trazem setlists impecáveis cobrindo a carreira de Dio como um todo, passando pelas bandas que integrou e por sua carreira solo.

O primeiro CD abre com "Stand Up And Shout" e "Straight Throug The Heart" de seu então recém lançado álbum Holy Diver, continua com uma das melhores de ambos os discos, "Children Of The Sea", com uma interpretação sensacional de Dio onde mostra do que era capaz. "Rainbow In The Dark" e "Holy Diver" dão seguimento ao show e já mostravam que se tornariam clássicos absolutos do Rock/Metal. Tem então um solo de bateria de Vinnie Appice, em seguida "Stargazer", do Rainbow, e depois um solo de guitarra de Vivian Campbell. Chegamos então a "Heaven And Hell" música gravada por Dio em sua passagem pelo Black Sabbath, sua interpretação nessa música é de uma qualidade suprema. Fechando o disco temos um medley de "Man On The Silver Mountain" e "Startruck".

O segundo CD abre com a música título do álbum que estava sendo promovido "Dream Evil", segue por "Neon Knights" (BLACK SABBATH), "Naked In The Rain" e "Rock And Roll Children" (DIO). A próxima é "Long Live Rock 'n' Roll" do Rainbow, "The Last In Line" mantém o nível do show no mais alto nível. "Children Of The Sea" e "Holy Diver" são os clássicos seguintes a serem apresentados. A obrigatória "Heaven And Hell" dá as caras novamente seguida de "Man On The Silver Mountain". Temos então o que, em minha opinião, é o destaque desse show de 1987, "All The Fools Sailed Away", música presente no disco Dream Evil e que é, para mim, umas das melhores de toda a carreira do Dio. Temos então a volta de "The Last In Line" e fechando o concerto, e também o CD, "Rainbow In The Dark".

A qualidade de áudio está muito boa, ligeiramente melhor no primeiro disco, as bandas são muito boas e executam as músicas com perfeição. Dio é um capítulo a parte, cativa a todos com sua performance e carisma além de ter uma das melhores vozes do Rock/Metal.

A parte gráfica do pacote merece também destaque, lançado aqui pela Hellion em um digipack muito bonito e com um acabamento muito bom, embalagens assim faz com que compremos material original.

Disco essencial para quem deseja conhecer e entender o por que de tamanha devoção a Dio, e as bandas por onde passou, como também é um disco lançado para os fãs que ainda estão de luto pela perda desse pilar da cultura do Rock e Metal. Comprem sem medo.

É como diz a vinheta que inicia o show de 1987: Dio. Rock 'n' Roll!

Tracklist:
CD 1: 1983
01. Stand Up And Shout
02. Straight Through The Heart
03. Children Of The Sea
04. Rainbow In The Dark
05. Holy Diver
06. Drum Solo
07. Stargazer
08. Guitar Solo
09. Heaven And Hell
10. Man On The Silver Mountain
11. Starstruck
12. Man On The Silver Mountain (Reprise)

CD 2: 1987
01. Dream Evil
02. Neon Knights
03. Naked In The Rain
04. Rock And Roll Children
05. Long Live Rock ‘n’ Roll
06. The Last In Line
07. Children Of The Sea
08. Holy Diver
09. Heaven And Hell
10. Man On The Silver Mountain
11. All The Fools Sailed Away
12. The Last In Line (Reprise)
13. Rainbow In The Dark

Nenhum comentário:

Postar um comentário